Inspiração e Recursos para a Mudança Profissional

tdg-alexandra

Sou sagitário, inquieta e introvertida. Desde cedo comecei a valorizar a minha independência e ser livre para tomar as minhas decisões.

Gosto de estar envolvida em projetos diferentes. Tenho dificuldade em acomodar-me a situações em que não estou satisfeita. E sou uma entusiasta do desenvolvimento pessoal.

Fazer um trabalho que me traz realização e criar impacto positivo na vida de alguém, com liberdade para gerir o meu tempo e ter tranquilidade financeira é o meu grande sonho. E o teu, qual é?

A minha missão é ajudar pessoas a tirar da gaveta ideias e projetos
e a fazerem mudanças profissionais conscientes,
para conseguirem avançar com clareza, confiança e motivação.

Como cheguei aqui

Durante muitos anos vivi insatisfeita com o trabalho que fazia. Sentia-me frustrada, aborrecida e sem nada útil para entregar. Sonhava com uma atividade em que pudesse gerir o meu tempo, pudesse criar “coisas” e me sentisse preenchida. Mas não sabia o quê.

Quando, em 2017, parei para olhar o meu percurso profissional e constatei que nunca tinha trabalhado mais de 3 anos numa empresa, percebi que tinha de ir fundo no meu autoconhecimento para não voltar a repetir os mesmos erros.

Percebi os padrões e que voltava sempre ao mesmo lugar: refém das minhas competências. Eu precisava de me libertar disso e de fazer algo completamente diferente. Precisava arriscar numa carreira completamente nova e quem sabe resgatar a vontade de trabalhar por conta própria.

Decidi começar a fazer novas experiências. Aprendi sobre mudanças de carreira e voltei a inspirar-me no empreendedorismo. Criei um projeto (este projeto!) com cabeça, tronco e membros e comprometi-me em ser consistente até ter resultados.

Tudo começou com um blogue: queria explorar a minha paixão e talento para a escrita na esperança de que isto me levasse a uma mudança de carreira. Mas nem sempre as nossas paixões servem o nosso propósito profissional (pelo menos, da forma como as idealizamos!).

Olhei para os temas sobre os quais escrevia, e nos quais tenho interesse: desenvolvimento pessoal, mudança e empreendedorismo. O que podia fazer com isto?

Foi então que surgiu a ideia da mentoria, pois dar suporte ao outro, escutar e aconselhar sempre foram pontos fortes em mim. Mas dar mentoria em quê?

Bem, um mentor é alguém que já percorreu determinado percurso e alcançou determinado resultado, por isso, pode orientar e ajudar outra pessoa a alcançar esse mesmo resultado.

Eu queria ajudar pessoas a criar os seus projetos, mas também queria muito ajudá-las a resolver a insatisfação profissional. Fui aproveitando algumas oportunidades e começando a testar os conceitos.

Até que tudo se uniu: porque não ajudar pessoas a descobrir o caminho que as faz sentir mais realizadas e, se for caso disso, apoiar na criação de um projeto próprio, ajudando a perceber como fazer a mudança profissional com segurança, para garantir estabilidade?

E assim nasceu a Mentoria “Tira da Gaveta”.

✦ ✦ ✦

Foi assim que tudo se desenrolou para chegar onde estou hoje.

Criar um projeto é um processo. Descobrir aquilo que nos faz felizes profissionalmente também.

E faz-se destes avanços e recuos. De experiências e aprendizagens.

Se chegaste até mim, é porque também procuras descobrir aquilo que te apaixona ou gostavas de construir algo teu, em que te possas expressar, sentir que dás um contributo maior e, no fundo, sentires-te (mais) feliz.

E eu teria todo o gosto em ajudar-te nessa jornada.