fbpx

Cria o teu Diário de Bordo. Escreve no teu caderno favorito. Cria um blogue privado.

Qualquer que seja o teu método preferido, o importante desta técnica é registares cada passo da tua jornada: os avanços, os recuos, as indecisões, as dúvidas, os receios, as conquistas, os apoios, as descobertas. Tudo devidamente datado.

Porquê?

Porque vai ajudar-te, mais tarde, a perceber o que fizeste bem ou onde podias ter feito uma escolha diferente que te levasse a outro resultado.

Porque vai ajudar-te a ajustar estratégias de forma a alcançares os objetivos que pretendes.

Mas sobretudo, porque é um excelente motivador para fazer, passar à ação!

É isso que estou a fazer com este blogue: estou a documentar a minha jornada de como é transformar a minha ideia num projeto e, em simultâneo, estou a partilhar tudo contigo, porque quero ajudar-te a alcançares o teu sonho.

Estou a testar as minhas ideias, fazendo, aplicando, errando e corrigindo.

Se tens dúvidas, escuta os conselhos do Gary Vaynerchuck e lê a história real de uma Diretora Executiva na área das TI.

Os cadernos da Maria

A Maria foi minha Diretora durante 4 anos.

A Maria tinha uma pequena biblioteca de cadernos Moleskine pretos A5, cheios e cheios de notas, rabiscos e desenhos, todos datados e empilhados em dois blocos do móvel Ikea que tínhamos no escritório.

Quando a Maria não sabia do seu caderno preto atual, a sua prioridade era encontrá-lo, tudo o resto assumia um papel secundário. Foram inúmeras as reuniões que tivemos em que ela recorreu ao seu caderno para rever algum apontamento importante de uma outra reunião ou conversa que tinha tido com alguém.

Um dia ela explicou-me como tinha ganho o hábito de anotar tudo, mesmo aquilo que parecia não ser relevante, no seu caderno.

A Maria tinha estudado Física e um dos principais instrumentos de trabalho é precisamente documentarem todo e qualquer passo que fazem ao longo de uma experiência.

Desta forma, se for necessário alterar algo, recorrem ao suporte para saber onde é preciso intervir. E se uma experiência correr bem, conseguem replicá-la com exatidão, com base em toda a evidência registada.

Percebes onde quero chegar?

A Maria (nome fictício) percebeu a importância de documentar todo o seu trabalho, transportando este método da investigação académica para o mundo corporativo, e é isso que sugiro fazeres (enquanto eu própria o faço), para registarmos o nosso progresso e irmos ajustando a nossa estratégia.

Seguimos juntos!

Créditos da imagem: Photo by Pixabay from Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *