Será que tens o que é preciso para ser empreendedora? (Parte 2)

caracteristicas-perfil-empreendedor
Tempo de leitura: 4 minutos

No último artigo comecei a falar-te sobre algumas das características que se observam num perfil empreendedor de sucesso.

Hoje, vou continuar essa lista, com mais 6 características fundamentais e 2 extra, que também considero muito importantes.

Características de um perfil empreendedor (continuação)

Antes, vamos recordar as primeiras 6 características de que te falei:

  1. Paixão
  2. Motivação
  3. Iniciativa
  4. Criatividade
  5. Autoconfiança
  6. Tolerância ao risco

E agora, vamos às próximas.

7. Persuasão

Dominar a arte da persuasão é muito mais do que convencer alguém a comprar o teu produto ou o teu serviço.

Tem a ver com ajudar e orientar uma pessoa a tomar decisões, de acordo com os inputs que essa pessoa nos dá.

Sem dúvida que terás de saber vender, a ti e ao teu negócio, mas persuadir tem muito mais a ver com uma «estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos emocionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação».

Para melhorares as tuas técnicas de persuasão, aprende sobre os teus clientes, escuta as suas necessidades, as suas dores e adapta a tua comunicação à sua personalidade. Podes também partilhar a tua história para criar identificação emocional e mostrares aquilo que te apaixona no teu negócio. Partilha as tuas realizações com base em factos que suportem os teus argumentos.

Desenvolver a persuasão também aumenta as tuas capacidades de negociação, uma característica muito importante no mundo do empreendedorismo.

8. Resiliência

I’m convinced that about half of what separates the successful entrepreneurs from the non-successful ones is pure perseverance.

Steve Jobs (transcrição de uma entrevista pelo Instituto Smithsonian)

Tal como disse anteriormente, antes mesmo de começares a empreender é preciso teres consciência que o fracasso é uma parte inevitável de um negócio. Perder um cliente, receber rejeições, perceber que o caminho não é por ali… todas estas dificuldades fazem parte da jornada de empreender. O importante é teres a determinação certa (conheceres o teu ‘porquê’) para conseguir ultrapassar esses desafios quando surgirem.

Precisas de conseguir manter o foco, ser persistente nas tuas metas e encontrar soluções criativas para avançar no meio da tempestade.

Experimenta reunir uma série de biografias de pessoas que te inspiram ou ler artigos sobre histórias de superação. Vais perceber que, também essas figuras, tiveram de enfrentar o fracasso e ser resilientes, antes de atingirem os resultados pretendidos.

9. Orientação para resultados

Um empreendedor é uma pessoa que sabe exatamente aquilo que quer, estabelece objetivos e trabalha com foco nesses objetivos, sempre a olhar para o futuro.

Ter uma visão forte daquilo que pretendes ajuda-te a ter o foco, a determinação e a resiliência necessárias para prosseguir. É como um farol que te guia no caminho para o sucesso.

Define um objetivo ambicioso, desconstrói-o em objetivos mais pequenos e realistas e desenha um plano com as várias etapas que precisas de concretizar para atingir o teu sonho. Planear é um conceito chave no ato de empreender para garantir que tens uma estratégia e não apenas pontas soltas que precisas de ir resolvendo.

Arranja sempre uma forma de conseguires medir o teu progresso, só assim conseguirás avaliar se estás no caminho certo ou se precisas de fazer ajustes ao teu plano inicial.

10. Flexibilidade

É muito importante teres a capacidade para te ajustares às mudanças à medida que as mesmas forem aparecendo.

A maior parte dos negócios que vês hoje bem estabelecidos estão muito longe da sua ideia inicial.

Pelo caminho foi necessário adaptarem-se às necessidades dos clientes, às exigências do mercado, até mesmo ao aparecimento das novas tecnologias. Estar disponível para receber feedback do exterior e promover as mudanças necessárias é uma mais valia para o crescimento do teu negócio.

É também importante desenvolver um pensamento versátil, capaz de encontrar soluções criativas para todas as dificuldades que possam surgir no caminho.

No fundo, precisas de ser desenrascada, à boa maneira portuguesa, e encontrar os recursos necessários para cada circunstância.

11. Liderança

Esta é uma característica importantíssima, quer penses em empreender num negócio com uma equipa, quer penses em empreender a solo. É que, neste caso, tens de te saber liderar a ti mesma, e isso, por vezes, pode ser mais difícil do que liderar os outros.

Para liderar outras pessoas e guiá-las na tua visão tens de ser capaz de inspirar com o teu exemplo, motivar para a ação e envolver com o coração.

As pessoas precisam de se identificar com o seu líder, precisam de conhecer os seus valores, assim como os do negócio. Não basta ser um chefe e ditar ordens. É preciso envolver emocionalmente e ajudar cada pessoa a evoluir, contribuindo para a sua própria transformação.

12. Otimismo

O otimismo é um forte aliado para gerires o stress naquelas situações mais difíceis.

Ter uma atitude positiva, encarar os desafios como oportunidades, optar por uma abordagem criativa às situações, tudo isto é potencializado com uma enorme dose de otimismo.

O empreendedor é um sonhador que procura melhorar as coisas e tornar o mundo num sítio melhor. Mas é um sonhador com um plano, uma estratégia e uma missão que lhe permite avançar e progredir.

Por último, deixo então referência a duas características extra que considero serem muito importantes para alcançares sucesso como empreendedora.

12+1. Capacidade para network

Alguém disse que não é preciso conhecer muitas pessoas, apenas é preciso conhecer as pessoas certas.

Ainda assim, ter uma boa rede de contactos, primando pela qualidade, em vez da quantidade, pode ser um dos fatores para o negócio do sucesso potenciando, por exemplo, o desenvolvimento de parcerias estratégicas.

Procura grupos de networking ou comunidades com interesses semelhantes e expande a tua rede. Além disso, o mundo é uma ervilha, se te rodeares das pessoas certas, todas as outras chegarão até ti.

12+2. Inteligência financeira

O aspeto financeiro é crucial para sobreviveres.

Quer estejas a criar o teu próprio negócio, quer estejas a mudar de paradigma profissional, enveredando, por exemplo, por uma carreira como freelancer, precisas de ter alguma literacia financeira.

Dedica algum tempo a perceber todos os custos que vais ter, quanto tempo irá demorar até teres receitas (não é lucro, receitas!), aprende a fazer orçamentos, a calcular o teu valor/hora e define uma periodicidade para avaliar e medir o progresso das tuas ações.

Este tema, por si só, daria para alguns artigos, mas o que deves reter mesmo é que este é um aspeto fundamental que deves dominar para conseguir lidar com os desafios que possam surgir no campo financeiro.

Com esta lista de características podes agora avaliar quais são os aspetos em que tens de trabalhar para melhorar o teu lado empreendedor e atingir os teus objetivos.

Em resumo:

12 Características (+2) de um perfil empreendedor de sucesso.

Seguimos juntas 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido contra cópia.