Nome: Daniela Nogueira Crespo
O que fazes profissionalmente?
Hoje está claro que o que faço é diferente daquilo que sou. No entanto, sou muito daquilo que faço. Sou Mentora de Comunicação para podcasts, Coach de Comunicação e Podcaster.
Quem és tu além daquilo que fazes?
Sou uma transmontana que abraçou o seu sotaque. Gosto de caminhar na natureza, ao ar fresco da manhã. Perco-me nas leituras e nos materiais de escritório. Encontro-me no silêncio, mas não dispenso uma boa conversa.
Falar sobre mim é também falar sobre o podcast “Bem Fala Quem está de Fora” onde estou presente a ter boas conversas.
O que deixaste na tua vida profissional passada?
O que eu deixei foi uma versão antiga da Daniela. A mudança de vida profissional apoiou a nova fase que estava a viver. Deixei o meu trabalho como terapeuta da fala. Deixei as opiniões dos outros para segundo plano e coloquei a minha voz em primeiro.
Como percebeste que querias mudar de vida profissional?
Percebi que é possível trabalhar no digital. Apesar de gostar do que fazia e ter impacto na vida das pessoas, mudei porque havia um novo mundo para explorar: a comunicação.
Ainda que tivesse os meus receios, treinei a minha comunicação, construí a minha confiança e consegui ter resultados por mim, sem depender de terceiros.
Quanto tempo até dares o salto?
O processo foi gradual, feito de pequenos saltos. Desde a ideia até ser empreendedora a tempo inteiro passaram-se dois anos. Foram dois anos de aprendizagem, planeamento e treino para ter a confiança para dar o grande salto.
Com que idade fizeste essa mudança?
A mudança aconteceu aos 29 anos.
Que desafios tiveste de ultrapassar para, hoje, poderes fazer aquilo que gostas?
O desafio maior foi abraçar a área da comunicação. Em criança essa foi a área que mais me desafiou. Era uma criança calma e reservada. Cresci a ouvir que tinha de falar mais e que “falar é fácil”. Para mim não era assim tão fácil. Foi também com este desafio que aprendi a respeitar e ter empatia pela comunicação dos outros.
O que terias feito diferente?
Nada. Se tivesse feito algo diferente não estaria aqui agora. Todos os desafios nos ajudam a crescer e é importante que façam parte do caminho.
Um conselho para quem quer dar o salto e começar a trabalhar por conta própria.
Investe em ti. Compreende-te melhor. Acredita que com treino e dedicação consegues dar o salto. Lembra-te que a comunicação não precisa de ser um entrave.
Uma ideia ou um sonho que gostasses de tirar da gaveta.
Uma das próximas ideias a tirar da gaveta é gravar um episódio em inglês. No início do ano comecei a aprender inglês e isso fez-me reviver inseguranças que sentia com a comunicação em criança. Os projetos que temos mais medo de tirar da gaveta são os que precisamos de tirar primeiro.
Podes saber mais acerca do trabalho da Daniela através do seu Instagram.