Nome: Ana Cristina Rosa
O que fazes?
Ajudo empreendedores a transformar os seus talentos e paixões em negócios de sucesso. Todos nós temos talento para alguma coisa, seja o que for. Mas, às vezes, nem sequer colocamos em hipótese fazer disso um negócio. Infelizmente, existem muitas pessoas que assumem logo que isso é impossível. Aquilo que eu faço é tirar o “im” do impossível”!
Quem és tu além daquilo que fazes?
Para além do que faço, eu sou mãe de uma menina linda, mulher, irmã, filha e esposa. Uma pessoa que procura nova experiências e que quer, para além de tudo, deixar um impacto positivo no mundo do empreendedorismo. Já em criança era assim, queria ser qualquer coisa, desde que tivesse a oportunidade de deixar uma pegada no mundo.
O que deixaste na tua vida profissional passada?
Antes de construir o meu negócio, eu era Jornalista. Viajei pelo mundo e exerci aquela que achava ser a minha paixão, devido ao meu amor pela escrita.
Como percebeste que querias deixar o trabalho por conta de outrem?
Percebi que aquele não era o meu “sapato de cristal” quando comecei a desejar que as folgas e as férias chegassem e quando comecei a sentir ataques de pânico por vários motivos nos quais não me revia. Todos os dias levantava-me e não tinha vontade de ir trabalhar. Não me sentia livre.
Quanto tempo até dares o salto?
No fundo, eu sempre fui empreendedora! No entanto, foi aos 26 anos que oficializei o meu negócio, a Nova Vita. Fi-lo de uma forma que hoje não aconselho os meus empreendedores, eu do dia para a noite despedi-me e decidi entregar-me de alma e coração ao meu negócio. Hoje percebo e aconselho a que criem uma rede de segurança, até para que desfrutem do processo.
Com que idade fizeste essa mudança?
Decidi apostar nos meus sonhos aos 26 anos, no entanto há, sensivelmente, 5 anos reformulei todo o meu negócio e especializei-me em ajudar empreendedores digitais! Por acreditar que não era o futuro e sim o presente e para poder viver a infância da minha filha Laura com ela e ser a mãe que sempre sonhei ser.
Que desafios tiveste de ultrapassar para, hoje, poderes fazer aquilo que gostas?
Os desafios foram muitos, no meu livro Empreender Sem Desculpas partilho muitos dos piores momentos no meu negócio. No entanto, se pudesse escolher um desafio, realço o facto de ter feito tudo sozinha. A minha essência empreendedora fez com que quisesse desbravar todo o caminho sozinha e a maioria dos empreendedores que acompanho caiem nesse erro e o que hoje vejo que foi desnecessário e atrasou a minha evolução. Nos dias de hoje, tenho uma Equipa e, não tenho dúvidas, que isso contribuiu para ter um negócio mais sólido e inovador.
O que terias feito diferente?
Se fosse hoje teria procurado (ainda mais!) comunidades que estivessem a passar os mesmos desafios que eu e teria, sem dúvida, me rodeado de pessoas que estivessem exatamente no patamar que eu queria alcançar. E isso é o que tento criar hoje com os meus empreendedores, porque nós somos a média das pessoas com as quais passamos mais tempo, verdade?!
Um conselho para quem está insatisfeito com a sua vida profissional e quer dar o salto.
O meu conselho é que gradualmente comece a criar o seu negócio em paralelo ao seu emprego atual. Pois um dá a estabilidade e o outro a oportunidade de sonhar com uma vida melhor. Gradualmente, o negócio próprio vai crescer de tal forma que tudo começa a acontecer naturalmente. Até lá, pode errar e aproveitar a viagem, pois tem todas as suas necessidades asseguradas! Quando tiver o seu negócio, fruto de uma paixão, vai sentir que tudo valeu a pena e que não há nada melhor do que fazer aquilo que realmente gostamos!
Uma ideia ou um sonho que gostasses de tirar da gaveta.
Quero muito ter um impacto maior na educação do nosso país e mostrar que todas as pessoas podem viver vidas alinhadas com todas as suas prioridades. É importante incutirmos isso nas crianças desde cedo, que podem ser o que quiserem e ser bem-sucedidas a fazê-lo! Tenho a certeza que se o fizermos, iremos ter muitos mais empreendedores no nosso país!
Podes conhecer o trabalho da Ana Cristina Rosa através do seu site.