fbpx

Entre ter uma ideia e ter um negócio existe um conjunto de montanhas e vales que é preciso atravessar.

Alexandra Teixeira

Quando temos uma ideia, ela existe apenas no campo abstrato. Por muito que divaguemos sobre a melhor forma de concretização, planos de ação e cenários de antecipação, enquanto está na nossa cabeça, não passa de algo que estamos a imaginar e representar mentalmente.

O primeiro passo, para dares vida à tua ideia, é dar-lhe estrutura e aqui já começa a ser um projeto mais palpável.

Dar estrutura passa por responder a questões importantes sobre aquilo que queres criar:

  • Que necessidade(s) vais satisfazer?
  • Que solução vais entregar?
  • Quem vais ajudar?
  • Que recursos já tens e que recursos ainda precisas?
  • Que custos e receitas vais ter?

O próximo passo é o “tira-teimas”: é preciso validar o projeto fazendo pequenas experiências que permitam avaliar, com o mínimo de investimento, se é viável e quais os ajustes que precisam ser feitos.

Viabilizado o projeto é tempo de implementar. Fazer um plano de ação com tudo aquilo que tem de acontecer para o projeto se tornar realidade.

Aqui começa a magia. A ideia já não é uma ideia.

O projeto ganha vida e tudo acontece no plano real, com o que daí pode vir:
Oportunidades inesperadas, coisas que não correm tão bem, aprendizagens, conquistas, preocupações… No fundo, montanhas e vales que precisam de ser atravessados para chegar à fase seguinte: ter um negócio.

Ter um negócio acontece quando já tens tudo implementado e consegues rentabilizar a atividade que estás a desenvolver. E depois vêm as fases seguintes: garantir a sustentabilidade, começar a escalar… tudo irá depender da tua visão e ambição.

Não significa, claro, que durante o percurso vão deixar de existir avanços, ajustes e recuos. Pelo contrário, é preciso uma constante capacidade de adaptação para que o negócio seja bem-sucedido.

Reconhecer que este caminho nem sempre será linear, antes com curvas e contracurvas, altos e baixos, permite ter uma visão mais realista daquilo que poderás enfrentar e preparar o foco, disciplina e resiliência para teres sucesso.

Seguimos juntos ?

Créditos da imagem: Diego Rezende @Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *