3 Estratégias para criar novos Hábitos

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Tempo de leitura: 4 minutos

No último artigo sugeri-te duas perguntas que te ajudam a fazer um balanço sempre que estiveres prestes a deixar um ciclo e iniciar um novo capítulo.

Hoje quero falar-te sobre algo que podes necessitar de mudar quando fazes esta transição: os hábitos.

Muito se tem falado nos últimos anos sobre a importância de praticar bons hábitos.

Mas afinal de contas o que é um hábito?

De acordo com a Infopedia, hábito é uma «tendência ou comportamento, geralmente inconsciente, que resulta da repetição frequente de certos atos; rotina; automatismo».

Ou seja, todas as ações que fazes automaticamente, sem pensar ou questionar, são hábitos.

A maior parte dos nossos hábitos resulta de rotinas, um conjunto de ações automáticas que escolhemos executar com determinado objetivo.

Esta distinção é importante para perceberes que podes ter de desenvolver algumas tarefas de forma rotineira, mas podes escolher conscientemente, se essa ação se transforma num hábito.

Imagina que o teu ritual da manhã passa por acordares, fazeres a tua higiene, tomar o pequeno-almoço e saíres para o trabalho (ou ir para a divisão ao lado, caso estejas em teletrabalho 😊).

Secretamente gostavas de tirar da gaveta aquele sonho de escrever um livro e sabes que, para atingir este objetivo, precisas de incluir a escrita na tua rotina.

Então, vais ter de alterar a tua rotina para criar um novo hábito.

Podes ter de acordar um pouco mais cedo, fazer a tua higiene e antes de tomar o pequeno-almoço, por exemplo, dedicas-te a escrever durante 30 minutos ou 1 hora.

Repetir esta rotina durante algum tempo vai fazer com que o hábito comece a instalar-se na tua vida, passando a ser automático.

Deixo-te então 3 estratégias que te irão ajudar a introduzir novos hábitos na tua vida, tomando como exemplo o objetivo de escrever um livro.

1. Cria um contexto que suporte o novo hábito

Para escreveres o teu livro sabes que necessitas de foco, consistência e de fazer alguma pesquisa.

Seguem algumas dicas de como podes criar o contexto ideal:

  • Instala uma app que bloqueie o acesso a todas as redes sociais durante o período em que vais escrever;
  • Cria lembretes no teu telemóvel 5 minutos antes de iniciar a escrita para poderes preparar tudo antecipadamente;
  • Pede a um amigo que seja o teu buddy e que faça pontos de situação regulares contigo para saber como está a correr;
  • Coloca na tua secretária os livros que precisas de pesquisar para o teu trabalho para estarem sempre à vista;
  • Se tens dificuldade em encaixar a escrita no teu dia-a-dia, cria uma situação âncora, ou seja, anexa a escrita a outra atividade que já é um hábito na tua vida: logo a seguir ao pequeno almoço, ou depois de dar o jantar às crianças, ou depois de fazeres a aula de yoga.

Para conquistar novos hábitos é fundamental teres força de vontade.

E a força de vontade é como um músculo que se torna cada vez mais forte, à medida que se exercita.

2. Foca-te na identidade que queres construir

O foco por si só já é um aspeto fundamental para criar novos hábitos.

No entanto, o que te sugiro é uma estratégia proposta por James Clear, autor do livro “Hábitos Atómicos” que refere que as melhorias são apenas temporárias até fazerem parte da tua identidade.

Então, mais do que focar no objetivo de implementar um novo hábito, deves focar-te na identidade que queres construir.

No caso da escrita, o teu objetivo, mais do que escrever um livro, é tornares-te um escritor.

Se quiseres correr, o teu objetivo, mais do que correr uma mini-maratona, será tornares-te um atleta.

Se quiseres aprender um instrumento musical, o teu objetivo é tornares-te um músico.

3. Experimenta a “Teoria dos 21 dias”

De acordo com esta teoria, 21 dias é o tempo necessário para o cérebro se adaptar a uma nova mudança.

Como disse no início, os hábitos são padrões de comportamento que resultam de repetições e que acabam por se tornar parte do que somos.

Isto acontece porque, ao repetir um comportamento, o cérebro cria vias sinápticas mais rápidas, de maneira que uma ação aciona a ação seguinte, de forma quase automática.

Depois de múltiplas repetições, o modo consciente avança para o modo inconsciente, tornando este competente numa determinada ação que passa a desenvolver-se de forma automática.

Então, para criar o novo hábito podes definir um programa em que te dedicas à ação pretendida durante 21 dias consecutivos, sem falhas.

Os defensores desta teoria indicam que a partir do 22º dia a ação já será executada com mais naturalidade e sentirás falta se não a realizares, pois o cérebro já estará habituado com a prática.

Faço no entanto nota que já surgiram alguns estudos que contradizem esta teoria e que mostram que, no caso de mudar ou abandonar hábitos antigos, será mais difícil quebrar as sinapses existentes, pois estas podem ser reativadas perante o menor estímulo.

Ainda assim, experimentar não custa 😉

Stephen R. Covey no seu livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” refere que «quanto maior a mudança e quanto mais difíceis os desafios, mais relevantes se tornam os hábitos».

E esta é uma verdade que se aplica a quem pretende tirar da gaveta os seus projetos e ideias.

As dificuldades estão presentes em vários momentos, mas uma estratégia que te pode ajudar a ultrapassá-las é precisamente substituir hábitos antigos que já não servem o propósito que queres atingir, e/ou implementar novos hábitos que te irão ajudar a alcançar novas formas de estar na vida para concretizares o que mais queres.

Deixo-te, por isso, para última reflexão, 4 perguntas que te podem ajudar a ganhar energia para conquistar novos hábitos:

  • Há quanto tempo ando nisto?
  • O que será da minha vida se ainda estiver nisto daqui a 1 ano, 5 anos, 10 anos?
  • E se a minha vida deixar de ter isto?
  • Qual será o impacto no meu dia-a-dia e nas minhas relações?

Bom início de ano 2021!

Seguimos juntas!

Créditos da imagem: Foto de Brett Jordan no Pexels

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