Quer seja num processo de mudança, de autoconhecimento ou até mesmo na jornada de empreender, a curiosidade é um requisito fundamental.
A curiosidade é a semente da criatividade, incentivando perguntas que geram novas possibilidades e que permitem testar se as ideias funcionam.
Ser curioso está no nosso ADN. Na infância passamos pela idade dos “porquês” e podemos desenvolver o nosso espírito inquisitivo consoante os nossos familiares nos incentivarem.
Se as perguntas forem vistas como intrometidas e aborrecidas, os pais vão estar sempre a pedir para a criança não fazer mais perguntas e o seu lado curioso vai perdendo força.
Por outro lado, se os pais reforçarem este lado entusiasta e interessado, a criança vai sentir-se segura para continuar a questionar, estimulando a sua aprendizagem.
Independentemente de como a curiosidade é estimulada na infância, o indivíduo está sempre a tempo de desenvolver esta capacidade, seja questionando tudo à sua volta ou explorando novos temas e interesses.
Nas organizações, por exemplo, existem metodologias que encorajam os colaboradores a questionar tudo. Não devem aceitar os métodos e processos como algo fechado. Devem questionar “porque é que fazemos isto assim?”, “e se tentássemos de outra forma?”, “porque é que não resulta daquela maneira?”.
A arte de perguntar, e de colocar as questões certas, conduz a respostas poderosas que abrem possibilidades para fazer as coisas de forma diferente, muitas vezes inovando processos ou encontrando soluções que há muito se procuravam.
Não é por acaso que as “perguntas” são uma das principais ferramentas de coaching.
É através das perguntas certas que o coach consegue conduzir o coachee às respostas que ele procura.
Para ir do ponto A ao ponto B é preciso criar alternativas viáveis na mente do coachee, e com elas todo um mundo de possibilidades que antes não se visualizavam.
A curiosidade desperta assim a criatividade.
E ambas são fundamentais na solução de problemas.
Neste artigo falei-te sobre 3 estratégias que nos ajudam no processo de testar ideias.
Uma delas é o pensamento lateral que, para além de permitir gerar novas ideias e aperfeiçoar as existentes, ajuda a resolver problemas.
O pensamento lateral utiliza a criatividade para explorar outras formas de pensar.
Se tiveres um lápis contigo, pega nele e questiona-te: que usos diferentes poderia eu dar a este lápis?
Experimenta criar uma lista de 10 possibilidades.
Por exemplo:
- utilizar como pau para endireitar as plantas
- prender o cabelo
- utilizar como batuta
- coçar as costas
- colocar por cima do lábio e fazer de bigode
- microfone
- brinquedo para gato (adoram!)
- marcador de livros
- medir algo
- girar num jogo do género “verdade ou consequência”
Consegues perceber como ser curiosa acerca dos vários usos de um lápis despertou a minha criatividade? 😊
Isto aplica-se em todas as dimensões da vida.
Quando escolhes ser curioso, explorar novas possibilidades e testar novas ideias, estás a expandir a tua consciência e a estimular o pensamento criativo.
Escolhe a curiosidade ao invés do medo
Creative living is choosing the path of curiosity over the path of fear.
Elisabeth Gilbert
Marie Forleo tem uma abordagem muito interessante sobre o poder de seguires o teu medo.
O medo que, bem direcionado, consegue apontar-te o caminho certo como uma bússola.
No entanto, na maioria das situações, vais encontrar um medo paralisante, que não te permite avançar nas tuas ações.
Perante esse medo bloqueador deves utilizar a curiosidade para ultrapassar os obstáculos.
Questiona todos os cenários:
- O que acontece, se escolher este caminho? E depois, o que vem a seguir? E depois?
- E se optar por fazer outra escolha? O que será que posso encontrar?
- Será que isto que estou a imaginar é verdade? Será que é mesmo verdade?
- Se tivesse todo o tempo e dinheiro do mundo, qual seria a escolha que me traria felicidade?
Ao colocares estas questões estás a entrar no processo criativo: podes relacionar ideias novas com ideias já existentes ou podes até reconhecer a ligação entre alguns conceitos.
No fundo estarás a fazer um brainstorm para encontrar perspetivas diferentes para os teus desafios.
E o resultado será mais clareza nas escolhas e leveza na decisão.
Sê curioso e permite-te ser criativo, os resultados vão aparecer 😉
Seguimos juntos!
Créditos da imagem: Olya Kobruseva no Pexels