Foram estes métodos que me ajudaram na reflexão sobre o meu ponto de partida, sobre os motivos que estão por trás da minha insatisfação e da vontade enorme de mudar.
Este passo, para mim, foi super-revelador, porque mostrou de que forma eu própria posso autossabotar-me e criar bloqueios à mudança. Ao ter esta autoconsciência é meio caminho andado para não desistir do processo logo no início.
Então, como podes ir mais a fundo para conheceres aquilo que realmente precisas para ter satisfação no teu dia a dia?
Recomendo-te explorar estes 3 métodos de autoconhecimento que te vão ajudar a desbloquear a mudança.
Método LASEr do Pedro Vieira
O Pedro Vieira é um dos Coaches mais conhecidos em Portugal e desenvolveu este modelo de autoconhecimento já há muitos anos.
O método consiste em identificares as energias que estão associadas ao teu comportamento e, em função dessa energia (que tem uma cor), é analisada a necessidade que está por trás.
Por exemplo: eu identifico-me como uma pessoa lógica, que analisa factos e gosta de informação específica, para saber como as coisas vão funcionar.
Associado a este comportamento está uma energia vermelha – específica e lógica – que é uma energia muito direcionada para resultados.
Por trás desta energia está uma necessidade de reconhecimento e sentimento de importância.
Significa que, qualquer projeto que eu desenvolva, preciso de ter consciência que vou precisar de sentir que tenho impacto na vida das pessoas e sou reconhecida por isso.
Consigo ainda identificar o bloqueio à mudança associado a esta energia: se eu necessito de reconhecimento e não sei como vai correr o meu projeto, se vou ter bons resultados, se as pessoas se vão identificar, se vou conseguir alcançar visibilidade… então a meio do caminho posso simplesmente começar a achar que a mudança é uma enorme perda de tempo, porque vai trazer-me menos reconhecimento.
Para conheceres melhor este método podes seguir a página da Life Training ou da Dharma 5, duas instituições que costumam promover workshops e masterclasses sobre este método.
Modelo DISC por William Marston
William Marston foi o psicólogo que criou a metodologia DISC ao examinar o comportamento dos indivíduos em determinado ambiente.
É um método muito utilizado pelos Recursos Humanos para fazer análise de perfis e gestão estratégica de pessoas.
Com base na teoria de Marston, foram descritos 4 tipos de personalidade: Dominante, Influenciador, Coerente e Social.
Cada uma destas personalidades encontra-se num quadrante, consoante seja um indivíduo introvertido / extrovertido e com propensão para tarefas / pessoas.
Por exemplo, numa análise rápida, eu sou uma pessoa introvertida, que gosta muito de ajudar os outros, mas também tenho grande foco nas tarefas.
A minha personalidade situar-se-ia entre o Social e o Coerente.
O meu “eu social” ajuda quem precisa e está sempre disponível. É o cimento das equipas, mas como sou introvertida, preciso de mostrar mais o meu valor.
Por outro lado, o meu “eu coerente” é perfecionista e tem medo de errar. Foca-se nos pormenores.
Se eu quero avançar com um projeto próprio, tendo estas duas características em mente, sei que:
. por um lado, vou ter de me expor e estar vulnerável, o que vai abanar a minha personalidade introvertida;
. por outro lado, se quero testar um novo método de trabalho, que (ainda) não domino, por muito que queira que seja tudo perfeito, é normal que vá cometer alguns erros pelo caminho.
Esta tomada de consciência vai ajudar-me nos momentos mais desafiantes a parar, refletir sobre o que está a acontecer e perceber qual a ameaça concreta que estou a sentir. Assim, torna-se mais fácil conseguir agir sobre os obstáculos e procurar soluções.
Para aprenderes mais sobre o Método DISC, recomendo seguires a Teresa Botelho, Business Coach certificada nesta metodologia, que costuma facilitar workshops gratuitos sobre este tema.
Eneagrama
O Eneagrama é uma ferramenta com mais de 4 mil anos que assenta na ideia de que existem nove tipos de personalidade, designados por números, do 1 ao 9.
Através da análise de personalidade, este método de autoconhecimento ajuda-nos a tomar consciência sobre a forma como pensamos, sentimos e agimos, sob a premissa de que nós não somos o que pensamos, somos o que sentimos.
Para saberes mais sobre este método, tenho duas recomendações:
. podes fazer um teste online gratuito no site Eneacoaching
. podes assistir a uma palestra do padre jesuíta Gonçalo Eiró, um dos especialistas nesta matéria em Portugal e inscrever-te para fazer esta análise diretamente com ele. As datas costumam ser anunciadas na página de facebook do Cupav.
Aqui estão: 3 métodos de autoconhecimento que te vão ajudar a desbloquear a mudança.
Explora aquele com que mais te identificas ou, se for uma área do teu interesse, estuda sobre cada um deles e compara os resultados.
Para mim, os resultados complementaram-se e isso ajuda-me a posicionar melhor na mudança que quero fazer na minha vida.
Já experimentaste algum destes modelos? Partilha comigo nos comentários 🙂
Seguimos juntos!
Créditos da imagem: Photo by Franciele da Silva on Unsplash